Holambra: o que saber para conhecer!

É incrível estar em um ambiente com tanta cor como da Expoflora, passando pelo saguão de entrada, já sentimos o perfume das lojas da entrada invadindo os pulmões.  Poucas vezes vi uma feira tão grande e bem organizada, apesar de sempre muito cheia. Essa é a maior feira de exposição de flores  e plantas ornamentais da América Latina, tradicional da cidade de Holambra que fica a 140km de São Paulo, e estará até 24 de setembro encantando por sua beleza e variedade. É já a 36ª edição contando com a expressão da cultura do povo holandês, desde sua paixão pelo cultivo de flores ornamentais quanto à gastronomia, dança e elementos da vestimenta tradicional.

2-2

Foto: Dança típica holandesa e a vestimenta tradicional

A Bela Holambra

A cidade de Holambra, colônia holandesa, fundada em 1948, tem em seu nome  a junção das palavras Holanda, América e Brasil. Recebeu imigrantes holandeses fugindo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e apesar de iniciar com a criação de animais, logo o povo recém-instalado começou em 1951 o cultivo de flores.  O negócio prosperou e em 1998, cidade recebeu o status de Estância Turística compondo uma das 29 cidades do estado de São Paulo com este status.  E apesar de contar com pouco mais de 12 mil habitantes, a cidade é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, recebendo até 300 mil turistas, expositores e compradores de plantas ornamentais por ano durante a Expoflora, respondendo por cerca de 40% das vendas do setor. Por isso, a cidade foi reconhecida, em junho de 2011, como a Capital Nacional das Flores.  Os produtores aproveitam a realização da Expoflora, entre agosto e setembro para avaliar a sua aceitação pelo consumidor no mercado, lançando tendências em decoração e novas misturas e espécies de plantas. Além dessa perspectiva, a cidade é muito moderna e possui diversos bares, pubs, arquitetura diferenciada, além do seu belo lago, o que faz dela um destino interessante em todas as épocas do ano.

20160828_111252

Foto: Moinho, ponto turístico próximo à Expoflora

A Expoflora 2017

Infraestrutura

  • Área do parque: 250 mil metros quadrados.
  • Alimentação: duas praças com 16 lanchonetes e sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas)
  • Duas confeitarias típicas.
  • Estacionamento: capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo.
  • Posto médico.
  • Sanitários.
  • Fraldário.
  • Bebedouros com água fresca.
  • Equipes de apoio.
  • Áreas de descanso com bancos à sombra das árvores.
  • Caixas eletrônicos.
  • Lojas de souvenir.
  • Vendas: três pavilhões de exposição (Shoppings Vermelho, Verde e Azul) onde podem ser encontrados cerca de 250 estandes com, desde artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.

Atrações

Mostra de paisagismo e jardinagem

A proposta para 2017 é transformar a mostra em espaços de uma residência completa: são 20 ambientes internos e externos de uma residência à escolha dos profissionais paisagistas, arquitetos, decoradores, designers de interiores e agrônomos como varanda, garagem, homeoffice, estúdio, oficina, academia, ateliê, criança, oratório, adega, sala de banho, orquidário, loft, apartamento, casal, jardim de inverno, estar, hometheater, cozinha, sala de jantar, espaço gourmet, piscinas, spa e quintal/deck.

12-2

Foto: Recinto de exposição em 2016

Chuva de Pétalas 

Momento dos mais aguardados, reúne a todos para a chuva de 18 mil botões de rosas despetalados um a um e para ficar mais legal, diz a lenda, que quem pega uma pétala ainda no ar, antes que ela toque o chão, tem os seus desejos realizados.

2-1

 Shopping das Flores

É o ponto onde você pode levar um pouco de Holambra com você, são mais de 3.500 variedades com 300 espécies disponíveis para compra.É aí, bem na entrada do evento que os nossos sentidos começam a ser capturados pelo perfume e pelas cores.

expoflora6

Foto: Shopping das Flores

Gastronomia 

Stampot (purê de batata com verdura), os vários tipos de salsichas, o queijo Gouda, os vários tipos de pães, o stroopwaffel (o waffle holandês), o Appelbol (bolinhos de maçã), muito além da famosa torta holandesa, essa rica cultura gastronômica tem muito a oferecer tanto nos pratos principais quanto na diversidade de sobremesas.

5

Foto: Stroopwaffel (o waffle holandês)

Danças Típicas Holandesas

Sempre a partir das 14:30h vários grupos de danças tradicionais se apresentam em diversos pontos da feira ao ar livre. Uma ótima oportunidade de conhecer as vestimentas, o tamanco de madeira talhado à mão e as músicas que nos transportam para outro lugar.

3-2

Foto: Dança Típica

Museu Histórico Cultural de Holambra

Esse vale muito a pena conhecer, são diversos objetos como móveis, colheitadeiras, tratores da época de chegada dos imigrantes holandeses na região.

20160828_141128

Foto: Parte interior do museu.

Parque de Diversões

Um parque com roda gigante, carrinho de bate-bate e várias outras atrações acalma as crianças e permite que você as leve para conhecer todo o encanto da feira.

20160828_135100

Foto: Atrações do Parque de Diversões

Mini Sítio

Outra oportunidade bacana para as crianças terem contato com cavalos, galinhas, porcos e outros animais de perto.

20160828_155323

Foto: Coelhos no Mini Sítio

Visite:

36ª Expoflora
Localização: Holambra/ SP
Data: 25 de agosto a 24 de setembro de 2017, de sexta a domingo, e também no dia 7 de setembro (Feriado da Independência do Brasil).
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos: R$ 46,00 na bilheteria

orange-pin-png-20Alameda Maurício de Nasau,675 – Centro, Holambra – SP, 13825-000.

Vem conhecer com a gente!

Clique no Banner e conheça o roteiro completo:

BANNER HOLAMBRA + EXPOFLORA 2017 copy.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: