Níveis de trilha por Arterra Turismo

Quando falamos em nível de trilha, esbarramos em uma questão muito relativa, afinal o nível de dificuldade de uma trilha corresponde diretamente com o perfil do participante, se é sedentário ou se pratica algum esporte, se tem algum tipo de doença crônica do aparelho respiratório, como asma, bronquite, rinite ou alguma cardiopatia,  musculares e ósseas, como hérnias, tendinites ou a condromalácia patelar, um desgaste da cartilagem do joelho (o último é o meu caso rs). Não que quem tenha essas doenças deve ficar longe de uma boa trilha, eu mesmo uso as caminhadas para fortalecer cada vez mais meu joelho, porém é importante conhecer o tipo de trajeto para evitar lesões e sempre informar a agência que está contratando para alguma atividade de ecoturismo que, estando cientes de alguma questão com sua saúde, lhe atenderão da melhor maneira, de forma mais personalizada, assim poderá entrar em sintonia com a natureza com segurança e sem sofrimento.

20170729_094317

Foto: Trilha Pedra Grande Atibaia Nível 4

Não há um padrão universal ou nacional sobre o nível de dificuldade de uma caminhada, nos Estados Unidos, é utilizada uma referência, no qual nós da Arterra Turismo, adotamos aqui e creio que está mais próximo de um nivelamento mais justo. Ainda fizemos alguns ajustes e adicionamos outras informações em função de nossa experiência e preparo em diversos tipos de trilhas e travessias.

Como percebemos essencialmente que o perfil, a idade e estilo de vida dos ecoturistas importam muito na composição de um grau de nível de trilha, definimos aqui alguns perfis que separamos de duas formas, o perfil físico que compõe o estilo de vida do ecoturista e o perfil de personalidade que compõe os interesses pessoais de cada um.

Perfil Físico

LivreLivre

Não exige esforço físico, pouca ou nenhuma necessidade de caminhada.

Boa mobilidadeBoa Mobilidade

Necessário não ter problemas para caminhadas a médias distãncias

Ótimo condicionamentoÓtimo Condicionamento

Possibilidade de curtir longas caminhadas em terrenos com desnível

Perfil de Personalidade:

relaxRelax

Quem busca uma renovação de energias através do ecoturismo ou turismo cultural em atividades mais contemplativas.

InicianteIniciante Trilha

Não dispensa o contato com a natureza, mas prefere não enfrentar caminhos muito difíceis que exijam esforço demais.

TrilheiroTrilheiro

Acostumado com trilhas, se sente à vontade com desníveis íngremes e até gosta de obstáculos para ultrapassar e se desafiar.

AventureiroAventureiro

Esse curte mesmo sentir a adrenalina correndo na veia, gosta de atividades como rapel, escalada, rafting, tirolesa e travessias com distâncias mais longas.

2009.-Caverna-do-Diabo-4-Ricardo-Martinelli-e1357826736519

Foto: Caverna do Diabo Nível 2

Consideramos classes de nível que vão do  1 ao 6 abaixo um infográfico para ilustrar melhor a ideia:

Info Níveis trilha (2)

Agora que já sabe como aproveitar melhor o máximo de cada tipo de tour, é só entrar em nosso site  para saber para onde vai ser sua próxima viagem.

Conheça nossa agenda!

2 comentários em “Níveis de trilha por Arterra Turismo

  1. A Trilha da Pedra Grande foi a mais difícil que já fiz na descida. O barro era muito escorregadio e não senti firmeza no meu tênis.

    Curtir

    • Olá Ivaldira. Realmente as descidas em trilhas são difíceis e com aquele terreno é pior ainda. O tipo de calçado e o tipo de pisada favorecendo o equilíbrio ajudam a descer em segurança. Grande Abraço!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: