Pico do Jaraguá e as 4 trilhas do Parque Estadual

O ponto mais alto da cidade de São Paulo fica no Parque Estadual do Jaraguá, na zona oeste de São Paulo, quase escapando para Osasco, foi fundado em 1961 e possui boa estrutura  para fazer seu dia de caminhada mais feliz, com quatro diferentes trilhas em meio a exuberante mata atlântica onde é possível ver o palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho e esbarrar por acaso com bandos de quatis, ser roubado por um macaco-prego, ser observado por uma preguiça ou tropeçar em um esquilo. Sim!! essa interação com algo que para nós deveria ser natural, transforma-se em exceção em uma cidade tão gigante como São Paulo e estando lá, sentimos o presente que essa falha geológica nos oferece: uma vista de até 55km de distância em dias claros, o que incrivelmente nos faz observar praticamente toda cidade. Desde a próxima Serra da Cantareira na zona norte, até a distante Serra do Mar à sudeste, já fora da cidade.  Isso só é possível pois o cume está a 1135m do nível do mar.

26059013835_d810b4d3c0_o.jpg

A região foi desvendada pelos Bandeirantes no século XVI, que da capital, rumavam para o oeste do Brasil para garantir que as terras além das montanhas, pertenceriam aos portugueses e não aos espanhóis, e no caminho, dizimavam tribos indígenas inteiras. Ironicamente, uma tribo guarani resiste ainda nas margens do Pico do Jaraguá, a aldeia Tekoá Pyau, que apesar de terem uma pequena reserva na região, vivem em condições precárias.

FOTO-2-Carlinhos-Souza-frente-da-aldeia-indígena-no-Jaraguá

O Parque Estadual, possui quatro trilhas:

Trilha do Silêncio: com 828m de distância ida e volta, especialmente adaptada para permitir a locomoção de deficientes visuais e cadeirantes. A trilha leva esse nome devido à vegetação densa que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias em volta do parque.

40

Trilha do Lago: 1km ida e volta, o caminho é com paralelepípedos que facilitam a caminhada, ao entorno do lago existem equipamentos de ginástica, playground, além dos muitos patos que ficam no lago.

Parque-do-Jaraguá.jpg

Trilha da Bica: de 1,5km ida e volta que possui no final uma bica com água potável.  No caminho, o Casarão de Afonso Sardinha que foi construído em 1580 pode ser avistado.

48

Afonso Sardinha

Foi um dos primeiros exploradores do ouro no estado de São Paulo, antiga província de São Vicente. Construiu esse Casarão e tanques para a lavagem do ouro na região que apesar dos quase 400 anos, ainda são possíveis de observar.  Atualmente obras de restauro estão embargadas, e infelizmente o casarão está bastante deteriorado em função do tempo e da má conservação do poder público.

71606025.jpg

Trilha do Pai Zé: são 3.6km ida e volta e apesar de não ter uma distância considerável, é em sua maioria uma subida intensa, que vale a caminhada. É bem interessante ver a diferença na vegetação quando se chega mais próximo do Pico do Papagaio a 1.127 metros de altura, um ponto antes do Pico do Jaraguá, a transformação da vegetação verde, cheia de palmitos juçara da Mata Atlântica, começa a mudar para Savana-Arborizada, um terreno mais seco e com vegetação mais rasteira. Aí descortina a paisagem da cidade lá embaixo, quando as copas das árvores não impedem mais a visão, e a cada metro que se sobe, mais o som da cidade vai diminuindo, trazendo a imagem de uma cidade gigante a seus pés, enquanto o silêncio começa a repercutir no ouvido e no corpo que apesar do esforço, começa a se revigorar. Para chegar até o Pico é preciso subir 242 degraus. Por isso, respeite seu corpo, sempre indo no seu ritmo que assim aproveita mais a integração com a natureza. Essa é a única trilha que vai até o cume do Pico.

DSCN2933.JPG

Pai Zé

Foi um líder espiritual, médium que incorporava o “Pai Zé” e atendia a fiéis na região do parque e a trilha dava acesso ao local onde morava.

Conveniência Trilha Pai Zé

Caso vá fazer a trilha do Pai Zé, vá sempre acompanhado e é bem importante levar lanche e pelo menos 1l dágua, pois é só no Pico do Papagaio que existem algumas barracas de alimentos, o local não possui restaurante, então é bom chegar cedo. Banheiros estão localizados na entrada do parque e no Pico do Papagaio. Se preferir seguir a Estrada Turística do Jaraguá e dispensar a trilha, pode ser uma opção se acordou tarde ou prefere passeios mais tranquilos.

Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539
Vila Chica Luiza – São Paulo – SP – CEP: 05184-000

Telefone: (11) 3943-5222 / (11) 3941-2162

A Arterra te leva! Clique no botão e conheça mais detalhes!

Tour com Transporte, guia de turismo contando mais detalhes

saindo do Metrô Barra Funda, confira:

data

 

 

DSCN2933.JPG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: