Descubra! Jardim de Esculturas em Campos do Jordão

O Museu

Sabe aquele momento em que um passeio inocente por um local que transpira arte, vira um acontecimento? O fenômeno da arte vai além de uma contemplação, para mim sempre foi um ato de união. Nós que estamos caminhando ao redor das belas esculturas do Museu Felícia Leirner, ficamos unidos, por algum tempo, pelo pensamento da artista que idealizou as 85 esculturas feitas em bronze, cimento e granito, que ficam ao ar livre, distribuídas em diversos jardins com alamedas, em uma região belíssima da Serra da Mantiqueira.  O contato com as obras e a geografia do terreno que possui alguns aclives, permite uma vista deslumbrante em perspectivas incríveis das obras.

Obras-Felícia-Leirner-Sérgio-Biagioni

 

Inaugurado em 1978, o museu é considerado um dos mais importantes do mundo segundo a revista Sculpture do International Scullpture Center de Whashington (EUA) em 1987. Presenteado por um patrimônio ambiental riquíssimo da mata atlântica, tem pelo menos 110 espécies de plantas e 92 espécies de aves, dentre elas 3 ameaçadas de extinção, e  10 espécies de mamíferos, os números foram retirados de estudos realizados pelo parque em 2011.

IMG_6934

Auditório Cláudio Santoro

Ainda nas dependências do parque o suntuoso auditório, inaugurado em 1979, conta com uma capacidade para até 814, e  tem uma belíssima arquitetura moderna, abriga um dos principais polos do famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão trazendo diversas orquestras do nacionais e internacionais.

102336030216

A Artista por trás da obra

Felícia Leirner nasceu em Varsóvia (Polônia), em 1904. Veio para o Brasil, país que adotou como pátria, em 1927. Característica marcante de sua personalidade era a paixão pelos animais e a natureza, refletida em suas obras. Em 1962, a artista trocou a cidade de São Paulo por Campos de Jordão em busca de uma vida mais simples e despojada, junto à natureza.

A partir de 1978, quando o Museu Felícia Leirner foi inaugurado, a artista intensificou seu trabalho de ampliação da coleção que pode ser vista atualmente. Em 1982, concluiu sua produção para o Museu. Em casa, continuou a distrair-se com bordado, desenho, escrita e criando peças menores em barro, depois fundidas em bronze, a maioria em forma de pássaros. Felícia Leirner faleceu em 1996, aos 92 anos, na  residência de São Paulo.

m_FeliciaLeirner

Foi por meio do trabalho de Felícia Leirner – considerada uma das artistas mais importantes do país – que a escultura brasileira contemporânea começou a ganhar traços internacionais. Após a doação de vários trabalhos, a escultora atrelou seu nome, para sempre, à história de Campos do Jordão e das artes plásticas brasileiras.

museu-felicia-leirner (2)

Museu Felicia Leirner

Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880 Alto da Boa Vista – Campos do Jordão –SP

Funcionamento

Terça a domingo das 9hs às 18hs

Ingresso: R$ 10 inteira ou R$ 5 (meia para estudantes e idosos)

Quer sentir essa experiência de perto? Vem com conhecer com a Arterra Turismo!

Preparamos um super roteiro para você!

veja no link : 9/07 Campos do Jordão Esculturas

Um comentário em “Descubra! Jardim de Esculturas em Campos do Jordão

  1. Pingback: Um oásis de cor perto de SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: