Como cuidar de si no Outono

Tudo o que possui vida é feito de ciclos: a natureza com suas estações, o dia, nossos relacionamentos, o nosso corpo e nossa própria vida.

Achar que algo possa ser permanente causa dor e frustração, enquanto ao aprender a apreciar as fases da vida, é possível divertir-se como em um carrossel.

É importante que respeitemos os ciclos de nosso corpo, da natureza e o dos outros, que podem não estar sincrônicos aos nossos.d68c822e23ccbfde401ff4c5e5d327411534c68a

Uma nova estação da natureza chegou, o outono, que é o tempo da colheita, em que as plantas reciclam suas folhas para economizarem energia e podemos aproveitar esta fase para cuidarmos das áreas de nossa vida com o auxílio das singularidades da estação.

De forma prática, vejamos como cuidar melhor da nossa saúde e de quem amamos neste momento em que nosso hemisfério está mais afastado do Sol.

Header_Linnunlaulu_ruska_autumn

Tem um jardim?

É a época de limpar as folhas, galhos secos, adubar e regar. Ajudará suas plantas a enfrentar o inverno, que é a época de hibernação.

Problemas respiratórios

Com a diminuição da umidade do ar, começam a surgir as crises de rinite, olhos secos… A melhor opção é abusar do Soro fisiológico. Encontrado em preços acessíveis em qualquer farmácia, leve-o sempre na bolsa e utilize no nariz, olhos e também como gargarejo.

Cuidados com a pele

Começaremos com a dica mais óbvia, porém, a mais importante: filtro solar. Não é porque a temperatura diminuiu que ele deve ser deixado de lado. Use-o diariamente.

A hidratação da pele também é um hábito importante de ser mantido e, se não há o hábito, é a melhor época do ano para iniciar, pois a temperatura é mais amena e não causa incômodos que podem surgir no verão, com a transpiração excessiva, por exemplo.

O óleo de coco é uma opção saudável para cuidar tanto da pele quanto dos cabelos.

Alimentação

Aumente o consumo de:

– Frutas e verduras ricas em vitaminas A e C, Ferro, Zinco e Selênio: frutas cítricas, hortaliças e frutas verdes, vermelhas e amarelas, oleaginosas(castanhas em geral), carnes magras, ovos, feijões, cereais integrais, etc…

Alimentos da safra:

Agrião, espinafre, abobrinha, berinjela, beterraba, batata doce, brócolis, chuchu, jiló, nabo, repolho, rúcula.

Frutas da estação:

Abacate, carambola, tangerina, laranja-lima, goiaba, melancia, mamão, pera, caqui, figo, kiwi, maçã, maracujá, uva, banana, limão.

Untitled-2

Todos, possuem nutrientes diversos e em comum, exibem boas doses de Cálcio, Ferro, Vitamina C, água e fibras dietéticas. Estes favorecem a saúde óssea, o sistema imunológico e um adequado funcionamento intestinal, fatores que exigem mais cuidados no Outono.

Uma dica interessante é optar por ensopados em dias mais frios, pois oferecem uma vasta gama de nutrientes em uma só refeição.

O que evitar

Como nesta época há maior retenção de água no corpo e maior propensão ao acúmulo de muco no pulmão, evite o excesso de:

– Produtos lácteos;

– Sal;

– Gordura animal;

– Açúcar;

– Massas e pães;

– Bebidas adoçadas/alcoólicas;

– Preparações industrializadas.

Água

Nossa companheira do dia-a-dia mantém-se importante para a hidratação do corpo e da pele. Use garrafinhas de 500ml ou ‘squeezes’ e adquira o hábito de ingerir pelo menos 2l de água no dia. 😉

Squeezes

Atividades físicas

A atividade física frequente é importante por vários motivos, mas em especial nesta estação por estimular a produção de endorfina, um neurotransmissor que age como antiinflamatório natural e também provoca a sensação de bem estar emocional;

Sol

É importante expor-se ao sol diariamente tanto para se aquecer como também para que o organismo faça a síntese de vitamina D, para não haver diminuição drástica deste nutriente no corpo.

Passeios

A época das praias fica cada vez mais para trás e entra a época de montanhas. Fazer trilhas fáceis é uma das melhores opções: além de aquecer o corpo, permite estar em contato com a natureza para os momentos de reflexão necessários para a mente e a alma nesta fase e proporciona a sensação de bem-estar de concluir um desafio.

Monte Verde Passeio 5

É muito comum também nesta época a visita a cidades montanhosas, como Campos do Jordão – SP e Monte Verde – MG, produtoras de chocolate e roupas de frio e vinícolas, como a vizinha São Roque – SP.

Apenas lembre-se de não exagerar no chocolate e no álcool. 😉

Bom outono!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: